terça-feira, 15 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
FIQUE ATENTO AO EDITAL:
NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SAPUCAIA DO SUL
Tornamos público, para conhecimento geral, que estarão abertas as inscrições e matrículas para o ingresso na Educação Infantil, nas Escolas Municipais de Educação Infantil Hugo Gerdau e Romana Gonçalves Alves, conforme critérios estabelecidos no Decreto Municipal n° 3.623/2009.
DOS CRITÉRIOS:
I – O responsável pela criança deve ser morador de Sapucaia do Sul;
II – O responsável deve ser trabalhador(a);
III – A família deve estar entre as de baixa renda (R$ 120,00 per capita);
IV – O responsável deve residir próximo à escola;
V – Criança em situação de vulnerabilidade psicossocial.
DA INSCRIÇÃO:
Local: EMEI Hugo Gerdau e EMEI Romana Gonçalves
Período: 16 a 18/12/2009
Horário: das 9 às 12horas e das 13 às 17horas
Documentação: Cópia da certidão de nascimento da criança
Cópia da carteira de vacinação
Comprovante de residência do pai ou responsável
Comprovante de renda de todos que trabalham e residem na mesma casa
DA ANÁLISE DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições serão analisadas por comissão indicada pela SMED.
Período de análise: de 21 a 23/12/2009
Publicação das inscrições homologadas 28/12/2009.
DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS:
Se o número de candidatos inscritos for maior que o número de vagas, as escolas realizarão sorteio público.
Data do sorteio: 29/12/2009, às 15 horas, nas dependências da escola.
DA MATRÍCULA:
- Para os candidatos sorteados no dia 29/12/2009:
Período: 08/01/2010 a 09/02/2010
Horário: das 7 às 18horas
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
INFÂNCIA SOB PRESSÃO
OITO DE CADA DEZ CRIANÇAS QUE VÃO AO PEDIATRA TÊM SINTOMAS FÍSICOS RELACIONADOS AO ESTRESSE
ATENÇÃO AOS SINAIS:
Pais devem estar sempre atentos, principalmente para perceber quando estão exigindo demais dos filhos:
• Crianças estressadas geralmente têm baixa tolerância à frustração e dificuldade de se adaptar a situações novas. A agressividade com os pais, irmãos ou amigos pode ser uma forma de manifestar frustração.
• Quando a criança mente que tem um sintoma, como dor de cabeça ou dor de barriga, pode ser um sinal de que está sobrecarregada. Converse com seu filho para saber o que está ocorrendo. Ele pode estar se sentindo incompetente para determinada tarefa ou precisando de atenção.
• Antes de encher a agenda da criança com atividades, pergunte o que ela gostaria de fazer. Na conversa, busque saber se o que você propõe realmente a deixa feliz. Nunca cobre resultados nem use atitudes punitivas quando seu filho não quiser fazer alguma atividade extraclasse.
PRA QUE TANTO ESTRESSE?
Pesquisa da International Stress Management Association (Isma-Brasil), feita com 220 crianças de Porto Alegre e São Paulo, de sete a 12 anos, revela que nossa infância está sob constante pressão do estresse. Abaixo, alguns números da pesquisa mostram que os pais precisam repensar a relação que têm com a rotina de seus filhos.
MOTIVADORES
Críticas e a falta de apoio dos pais e adultos – 63%
Excesso de atividades – 56%
Ser ridicularizado por colegas e amigos – 41%
Conflitos familiares – 33%
EMOCIONAL
Nervosismo – 75%
Medo – 68%
Irritação – 51%
Impaciência – 43%
SINTOMAS FÍSICOS
Dores musculares, na cabeça e na barriga – 60%
Distúrbios do sono (pesadelo, agitação e insônia – 36%
Diarréia e constipação – 28%
Enjôos e náuseas – 19%
COMPORTAMENTO
Agressividade ou passividade – 53%
Dificuldade de relacionamento – 39%
Alterações no apetite – 32%
Choro sem motivo - 23%
De acordo com a psicoterapeuta Laura Gutman, a verdadeira revolução na relação entre pais e filhos acontece no âmbito das emoções, dos afetos.
Fonte: Zero Hora – Caderno Meu filho
Dia: 30/11/2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Mordidas

Esta pergunta sempre aparece, quando a mãe é chamada na escola para receber a triste notícia: Seu filho tem mordido os amigos da sala. Porque isto acontece? Geralmente são alguns fatores externos que levam a criança a morder. O primeiro que deve ser abordado é rever como os pais brincam com a criança. Existem pais que demonstram carinho com pequenas mordidas. Neste caso a criança nada mais faz do que reproduzir a forma de carinho que recebe. Ela morde para demonstrar que gosta da pessoa, pois seus pais demonstram o carinho dessa forma. O melhor a fazer é parar de morder a criança e trocar as “pequenas mordidas” por beijos e com certeza seu filho irá também parar de morder os amigos na escola. Outro ponto a observar é em qual situação a criança morde. Se for para expressar o que está sentindo, seja no momento de raiva ou de euforia, se for numa disputa por brinquedos, se ela morde também os adultos, etc. Isso acontece porque ainda não consegue expressar com palavras seus sentimentos e usa este ato para fazê-lo.A forma mais adequada é conversar com a criança cada vez que ela tentar ou conseguir morder o amigo, explicando que pode falar o que deseja ou simplesmente usar outra forma de expressão. Ensinar que não se deve morder, mordendo é muito errado. Se seu filho morder alguém, não peça para a outra criança fazer o mesmo com ele. Ele não entenderá esta forma de punição, aliás, nem eu entendo! Bater na boca, gritar ou colocá-lo de castigo por horas também não o farão entender o delito cometido. É importante que a criança perceba que com este ato ela machucou o amigo. Conversar com ela, orientar para que peça desculpas é importante. Existe outro ponto importante, conheci uma criança que se mordia. Certa vez a professora estava observando seus alunos no parque e viu que uma aluna ficava isolada do grupo, ao se aproximar percebeu que a menina estava se mordendo. Porque isto acontece? Às vezes a criança está somente experimentando uma sensação. Isso é normal. Outro motivo, é para chamar a atenção ou da professora ou dos pais. Pois ao verem a mordida no braço ela será acolhida, tocada, amparada e terá seu objetivo atendido. Neste caso a conversa também é o melhor caminho. A mordida, como outras formas de expressão entre 2 e 4 anos são normais e transitórias. Normalmente a criança vai substituindo este ato pela fala e percebe que com isso ela consegue muito mais. Mas não deixem que essa fase passe desapercebida, fiquem atentos pois com zelo e carinho tudo se resolve mais facilmente.
Presentinhos para vocês!
Tudo bem ser diferente!

Orelha de Limão
LIVROS ONLINE
Nos links a seguir você encontra livros online, que pode disponibilizar direto no computador para os alunos lerem ou projetar para a turma:
http://www.educar.com.br/v15a/downloads.asp?classe=livros%20infantis&nosm=104
http://picasaweb.google.it/plfonte
http://picasaweb.google.it/projetoeducacaoinfantil
http://picasaweb.google.com.br/LivrinhoInfantil
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
www.informaticaeducativasapucaiadosul.blogspot.com